sexta-feira, 17 de julho de 2009

UM POUCO DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE SANTA IZABEL DO PARÁ.

O município de Santa Izabel do Pará foi fundado em 07 de Janeiro de 1934 e seu primeiro prefeito foi o Exmº Sr. Noé de Carvalho. Atualmente tem uma população com aproximadamente 54.464 habitantes, e seu atual gestor municipal é o Exmº Sr. Dr. Carlos Marió de Brito Kató.

Quanto aos aspectos econômicos, os izabelenses vivem da agricultura e avicultura, um lugar constituído de grandes e pequenos produtores rurais que também produzem farinha de mandioca e tapioca, onde os principais centros de produção estão localizados na comunidade de Areia Branca e no Distrito de Americano. Temos também a empresa Frango Americano que já tem bastante tempo contribuindo para a sociedade izabelense.

O sistema de ensino é composto por 69 escolas, sendo: 56 de ensino fundamental, 05 do Ensino Médio e 08 Particulares. Atuando com uma demanda de cerca de 21.000 discentes (alunos) dos quais 14.000 são de rede Municipal. Sendo 2.724 da Educação Infantil; 5.670 de 1ª a 4ª série; 3.456 de 5ª a 8ª série e 1.149 da Educação de Jovens e Adultos e 150 alunos da Educação Especial em classes comuns. Essa demanda de alunos esta distribuída em 187 turmas da zona rural e 290 da zona urbana.

O corpo docente (professores) é constituído por 400 educadores, sendo que apenas 70% possuem formação em nível superior. A educação izabelense apresenta alguns desafios que perpassam pela precariedade de alguns prédios escolares, pelo crescimento urbano desordenado e várias outras conseqüências sociais.

As escolas de Santa Izabel do Pará, não possuem salas de informática, infelizmente, no entanto contam com uma escola de informática que atende parte de seus alunos.

No dia 07 de Janeiro de 2006, Santa Izabel do Pará teve a satisfação de inaugurar a tão sonhada Escola de Informática Drª. Eurydice Guimarães, fruto de uma parceria entre prefeitura e um deputado federal, a qual a partir desta data poderia fortalecer o trabalho sócio-cultural e educacional do município, numa tentativa de promover melhorias na qualidade de vida da população izabelense.

Com base nos aspectos históricos e culturais, nos registros do Município, existem duas versões que tentam a origem do nome Santa Izabel do Pará. A primeira delas está estreitamente vinculada à devoção e ao culto a Santa Izabel,
uma rainha católica de Portugal, que foi canonizada e cuja imagem um imigrante levou para o lugar onde começou a realizar novenas, com grande afluência dos habitantes, ficando o nome do lugar em homenagem à Santa, onde mais tarde surgiria o povoado que deu origem ao Município. A segunda atribui-se às virtudes de uma escrava chamada Isabel que, segundo os relatos orais, teria chegado ao povoado acompanhando um dos imigrantes e que, devido à dedicação para com o seu senhor e para com o resto dos habitantes do lugar, passou a ser chamada de "Santa”.
O dia dedicado à padroeira do nosso município é 04 de julho, dia de seu falecimento. Com isso, o município celebra o Círio no primeiro domingo de julho de cada ano.

GALERIA DE FOTOS II

CONFRATERNIZAÇÃO - 2008


FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA NA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO.


MOMENTO DE REFLEXÃO NA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO.


TODOS SORRINDO À ESPERA DO ALMOÇO.


SEMANA DA ÁRVORE



SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE - RICARDO AMARAL


DRAMATIZAÇÃO- A PAZ NA FLORESTA (2ª SÉRIE)


DRAMATIZAÇÃO - COMO É BOM PRESERVAR (3ª SÉRIE)


DRAMATIZAÇÃO - PLANTAR É NECESSÁRIO (5ª SÉRIE)


III PARADA PEDAGÓGICA




PROFESSORES FAZENDO UM ESTUDO APROFUNDADO SOBRE
CURRÍCULO.


SOCIALIZAÇÃO DO ESTUDO SOBRE CURRÍCULO


EQUIPE GESTORA (ROSA, EURYDICE, FRANCISCA E RUTH)


APRESENTAÇÃO DAS EQUIPES DE ESTUDO.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DA ESCOLA DORACY LEAL





A Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Doracy Leal, situada à Rua João Coelho nº 1677, Bairro do Juazeiro no município de Santa Izabel do Pará. Foi inaugurada no dia 20 de março de 1974, na gestão do governador Fernando Guilhon. Sua primeira diretora foi a professora Terezinha do Rosário. Atualmente a equipe gestora é formada pelas professoras Eurydice Menezes de Lima (diretora), Francisca Espinosa dos Santos e Maria de Lourdes Cosme da Silva (vice-diretoras).
A equipe técnica pedagógica é composta pelas professoras Maria de Jesus Amaral Noronha e Rosa Pereia de Araújo. A escola atende uma clientela de 1293 alunos distribuídos em três modalidades de ensino (Ens. Fund. de 09 anos, Ens. Fund. de 08 anos e Educação de Jovens e Adulto). manhã, tarde e noite.Todas as modalidades existentes na escola possui autorização do Conselho Estadual de Educação, sendo a do Ensino Fundamental Res. nº 250/03 de 26 de maio de 2003 e da Educação de Jovens e adultos Res. 067/2003 de 06 de março de 2003.Nesta unidade de ensino possui os seguintes símbolos: Bandeira, Escudo e Hino.
A Escola Municipal de Ens. Fund Profª Doracy Leal esteve 25 ano sob a gestão do governo do Estado. Entretanto, há dez anos encontra-se sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Santa Izabel do Pará, mediante o Decreto de Municipalização no ano de 1999, na gestão do Prefeito Municipal "Edilson Paiva de Abreu".
A referida escola trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e demais secretarias, bem como a comunidade escolar e local, primando assim por uma educação de qualidade.

HISTÓRICO E GALERIA DE FOTOS DA FANDOL.

A FANDOL (Fanfarra Doracy Leal) há 30 anos vem conquistando títulos em participações de concursos e festivais Nacional, Estadual e Municipal. A Fanfarra Doracy Leal foi fundada no ano de 1982 pelo ex-aluno,Sargento Cleidionaldo Rodrigues e o professor Francisco Antonio Gonçalves(Zico). Atualmente tem como Maestro o Sr. Marcelo Lobato (Formado em música pelo SESC), e na Coordenação a professora Maria de Lourdes Cosme (Vice-Diretora) e Sr. João Alberto Matos.
Ao longo dos seus 30 anos, a FANDOL já conquistou vários títulos, dentre os quais cíta-se: Epta campeã Izabelense em Santa Izabel do Pará, Tri Campeã Estadual, Campeã Nacional(Goiânia 1993), Campeã Norte/Nordeste na cidade de Campo Grande - MS.
No desfile do dia 07 de Setembro a FANDOL entra na avenida com os seguintes seguimentos: Identificação, Títulos conquistados, Comissão de Frente, Estandarte, Balizas, Mor, Instrutores e Corporação Musical
.

HOMENAGEM AOS 30 ANOS DE HISTÓRIA DA FANDOL.

EX-ALUNOS VÃO PARA AVENIDA PARABENIZAR A
FANDOL PELOS SEUS 30 ANOS DE HISTÓRIA.


TROFÉUS CONQUISTADOS PELA FANDOL.


ESTANDARTE DA FANDOL.


BALISA, MOR, REGENTE E BANDA MUSICAL DA FANDOL.


CORIOGRAFIA DO MOR DA FANDOL.


BALISA OFICIAL DA FANDOL.


BALISA MIRIN DA FANDOL.


PELOTÃO MIRIN DA FANDOL.


COMISSÃO DE FRENTE DA FANDOL HOMENAGIANDO OS
CEM ANOS DE IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL.


APRESENTAÇÃO DA FANDOL NA AVENIDA.


REGENTE - MARCELO LOBATO.


COREOGRAFIA DA COMISSÃO DE FRENTE.


FANDOL NA AVENIDA: CANTA, ENCANTA E EMOCIONA.

GALERIA DE FOTOS

COLAÇÃO DE GRAU DA ÚLTIMA TURMA DO ABC



PROFESSORA ROSEANE CONDE E SEUS ALUNOS.


VALSA, MOMENTO MARCANTE NA VIDA DOS COLANDOS.


MOMENTO DE REFLEXÃO NA CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DO ABC.


FUNCIONÁRIOS NA FESTA DE COLAÇÃO DO ABC.


COORD, PEDAGÓGICA - MARIA DE JESUS AMARAL NORONHA


ACESSOR PARLAMENTAR- PAULO RONALDO E FUNCIONÁRIOS.

Viagem do Conhecimento (Capitão Poço - 2008)



ESCOLA TEREZINHA BEZERRA EM CAPITÃO POÇO.


ALUNOS NA OLIMPÍADA DE GEOGRAFIA EM CAPITÃO POÇO.


LEMBRANÇA DA VIAGEM DO CONHECIMENTO REALIZADA
EM CAPITÃO POÇO (2008)


CAPITÃO POÇO EM: UMA VIAGEM INESQUECÍVEL.