sexta-feira, 17 de julho de 2009

UM POUCO DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE SANTA IZABEL DO PARÁ.

O município de Santa Izabel do Pará foi fundado em 07 de Janeiro de 1934 e seu primeiro prefeito foi o Exmº Sr. Noé de Carvalho. Atualmente tem uma população com aproximadamente 54.464 habitantes, e seu atual gestor municipal é o Exmº Sr. Dr. Carlos Marió de Brito Kató.

Quanto aos aspectos econômicos, os izabelenses vivem da agricultura e avicultura, um lugar constituído de grandes e pequenos produtores rurais que também produzem farinha de mandioca e tapioca, onde os principais centros de produção estão localizados na comunidade de Areia Branca e no Distrito de Americano. Temos também a empresa Frango Americano que já tem bastante tempo contribuindo para a sociedade izabelense.

O sistema de ensino é composto por 69 escolas, sendo: 56 de ensino fundamental, 05 do Ensino Médio e 08 Particulares. Atuando com uma demanda de cerca de 21.000 discentes (alunos) dos quais 14.000 são de rede Municipal. Sendo 2.724 da Educação Infantil; 5.670 de 1ª a 4ª série; 3.456 de 5ª a 8ª série e 1.149 da Educação de Jovens e Adultos e 150 alunos da Educação Especial em classes comuns. Essa demanda de alunos esta distribuída em 187 turmas da zona rural e 290 da zona urbana.

O corpo docente (professores) é constituído por 400 educadores, sendo que apenas 70% possuem formação em nível superior. A educação izabelense apresenta alguns desafios que perpassam pela precariedade de alguns prédios escolares, pelo crescimento urbano desordenado e várias outras conseqüências sociais.

As escolas de Santa Izabel do Pará, não possuem salas de informática, infelizmente, no entanto contam com uma escola de informática que atende parte de seus alunos.

No dia 07 de Janeiro de 2006, Santa Izabel do Pará teve a satisfação de inaugurar a tão sonhada Escola de Informática Drª. Eurydice Guimarães, fruto de uma parceria entre prefeitura e um deputado federal, a qual a partir desta data poderia fortalecer o trabalho sócio-cultural e educacional do município, numa tentativa de promover melhorias na qualidade de vida da população izabelense.

Com base nos aspectos históricos e culturais, nos registros do Município, existem duas versões que tentam a origem do nome Santa Izabel do Pará. A primeira delas está estreitamente vinculada à devoção e ao culto a Santa Izabel,
uma rainha católica de Portugal, que foi canonizada e cuja imagem um imigrante levou para o lugar onde começou a realizar novenas, com grande afluência dos habitantes, ficando o nome do lugar em homenagem à Santa, onde mais tarde surgiria o povoado que deu origem ao Município. A segunda atribui-se às virtudes de uma escrava chamada Isabel que, segundo os relatos orais, teria chegado ao povoado acompanhando um dos imigrantes e que, devido à dedicação para com o seu senhor e para com o resto dos habitantes do lugar, passou a ser chamada de "Santa”.
O dia dedicado à padroeira do nosso município é 04 de julho, dia de seu falecimento. Com isso, o município celebra o Círio no primeiro domingo de julho de cada ano.

Nenhum comentário: